Como posicionar meu site nos primeiros lugares do Google

Como posicionar meu site nos primeiros lugares do Google

abril 20, 2022 0 Por aldairsds

Você quer saber como posicionar meu site nos primeiros lugares do Google? O mecanismo de busca muda seus algoritmos várias vezes por ano. Por isso, saber o que é bom e o que é ruim, em termos de estratégias de SEO, costuma ser uma tarefa complicada. É importante estar ciente de tudo o que acontece nesta indústria. Dessa forma, você pode garantir que tudo o que você aplica em seu site ou nos de seus clientes não seja apenas eficaz, mas seguro. Continue lendo e saiba mais sobre o assunto.

Visite: webtrends.net.br/consultoria-seo

Por que é importante estar nas primeiras posições do Google?

Antes de mais nada, é preciso destacar que o Google é o buscador mais utilizado no mundo. Basicamente o Google funciona assim; mapeia a web para criar um índice, uma espécie de biblioteca, que contém muitas informações. O algoritmo deste é responsável por determinar quais são mais úteis e relevantes para as buscas dos usuários.

O usuário comum confia no Google para obter as melhores informações e também em outros aspectos de sua vida como e-mail, direções e até onde comer ou onde comprar alguma coisa.

As pequenas empresas precisam entender a importância de alcançar os primeiros lugares. Não é impossível alcançá-lo, há cada vez mais opções para fazê-lo. Daremos cinco motivos para você aprender a posicionar meu site nos primeiros lugares do Google:

Novos clientes vão te ver: estar na primeira página do Google vai te mostrar para potenciais compradores. Nesse buscador, mais de 6 bilhões de buscas são feitas por dia. Portanto, posicionar-se ajudará sua empresa a obter mais visualizações.

Aumente sua visibilidade online: as pessoas usam a internet para tomar decisões de compra, confiam no que outros usuários dizem e no que encontram no Google. Se o virem nas primeiras posições, pensarão que você tem mais clientes e que é confiável.

Aumente seu tráfego na web: estar nas primeiras posições do Google garante mais tráfego, estima-se que mais de 70% do tráfego da web seja capturado lá. Na segunda página esse número cai para 6%.

Você ganha confiança: estar na primeira página do SERP diz às pessoas que o Google aprova você de alguma forma, e isso lhe dará confiança.

Aumente o engajamento: se você ganhar a confiança do Google com um bom conteúdo, terá material para divulgar seu negócio. E assim, pouco a pouco, você terá mais engajamento.

Como posicionar meu site nos primeiros lugares do Google?

SEO não se trata de um único aspecto, existem várias estratégias que você deve aplicar em seu site e fora dele para se posicionar no Google. É o que faz toda e qualquer agência de SEO de qualidade. Alguns deles são busca por palavras-chave, otimização de SEO on-page e off-page, entre outros que nomearemos ao longo deste post.

Se você quer se posicionar no Google, esse passo é um dos primeiros que você deve dar. Envolve fazer uma pesquisa por palavra -chave . Todas as pessoas inserem uma frase ou palavra no mecanismo de busca para encontrar o que desejam, e você deve saber quais estão associadas ao seu negócio e ao que você oferece, por isso é importante dominar esse tópico.

De acordo com a technopedia, para SEO uma palavra-chave é:

No contexto de SEO, é uma palavra ou frase específica que descreve o conteúdo de uma página da web. As palavras-chave servem como atalhos que resumem uma página inteira. As palavras-chave fazem parte dos metadados da página e ajudam os mecanismos de pesquisa a combinar a página com uma pesquisa apropriada.

Portanto, não se trata apenas de se posicionar, mas de fazê-lo para os visitantes certos. Que aqueles que chegam ao seu site se tornam leads e depois compradores.

Ao mesmo tempo, palavras-chave eram tudo para SEO. Mas isso levou muitos especialistas a começarem a se apaixonar pelo preenchimento de palavras-chave para posicionar a web. Que é preencher as páginas com palavras-chave. Hoje essa prática é penalizada.

Atualmente as frases-chave são importantes, mas são apenas um dos vários fatores que o Google leva em consideração para posicionar um site. Além disso, está se tornando cada vez mais importante fornecer contexto aos Googlebots e aos usuários usando o LSI e adaptando-se às pesquisas semânticas .

Práticas recomendadas na pesquisa de palavras-chave:

Saiba o que seus clientes estão procurando . Para isso, utilize ferramentas de busca de palavras-chave como Google Keyword Planner, Ubbersuggest, Google Trends , MOZ Keyword Explorer, SEMRush, entre muitas outras opções. Com o último, você pode ver quais palavras-chave seus concorrentes usam.

  • Lembre-se sempre de olhar para o volume de buscas e a dificuldade das palavras-chave , pois você pode não querer focar nas mais competitivas. Comece com aqueles com concorrência média, que exigem menos trabalho e tempo para se posicionar.
  • Concentre-se em palavras- chave locais ou palavras-chave de cauda longa específicas para sua empresa. Por exemplo, se você tem um restaurante de sushi no norte de São Paulo, pode usar um restaurante de sushi no (bairro).
  • As palavras-chave principais devem ser incluídas com moderação em cada página ou post, recomenda-se pelo menos nos metadados, título, intertítulos, texto alternativo, no texto. Certifique-se de não usá-los em excesso.
  • Escolha palavras-chave com sabedoria. Julgue o valor das palavras-chave.
  • Mantenha uma palavra-chave principal por página. Mas também leva em conta o vocabulário de nicho e aplica o LSI (Latent Semantic Indexation).
  • Considere a intenção de pesquisa dos usuários. Ou seja, o que as pessoas esperam encontrar quando visitam suas páginas.

Como posicionar uma landing page? Escolha as palavras-chave

A palavra-chave deve estar presente nos elementos mais importantes da sua landing page, como título, cabeçalhos, texto âncora e no próprio texto.

Além disso, destacá-lo em negrito às vezes ajudará os bots a prestar atenção à frase em questão. Por outro lado, aqui você também deve cuidar da densidade e garantir que ela não apareça em mais de 2% do texto.

Como fazer meu site aparecer no Google gratuitamente? Use táticas de SEO na página

Também conhecidas como estratégias no local. Refere-se a tudo o que você faz dentro do seu site para melhorar seu posicionamento. Ele é dividido em vários aspectos que são básicos.

Existem ferramentas para SEO on-page que ajudarão você a conhecer sua situação atual. Você pode fazer auditorias com: Screaming frog, Website Auditor, SEOSiteCheckup, SEMRush, MOZ, entre outras opções.

Otimize o conteúdo de cada página:

  • Tenha uma quantidade suficiente de texto . Não existe uma fórmula exata, nem um número ideal de palavras, mas estima-se que os posts que chegam às primeiras posições tenham entre 1.000 e 2.000 palavras. Isso porque explicam melhor o conteúdo; no entanto, também podemos ver conteúdo mais curto. Se formos ao que o Google diz, a quantidade de texto não indica qualidade . Nesse sentido, é recomendável que você experimente o tamanho do texto que funciona melhor para sua marca. E lembre-se da importância da intenção de pesquisa.
  • Use termos relevantes no conteúdo para agregar valor ao seu site. Crie conteúdo intimamente relacionado ao seu negócio.
  • Como já mencionamos, espalhe as palavras-chave em seu conteúdo. Mas sem exagerar.
  • Use títulos (H1, H2, H3…) para facilitar a compreensão e a leitura. O título de cada post ou página deve ser o H1. A maioria dos CMS, como o WordPress, adiciona automaticamente a tag H1 ao título do seu post. Inclua suas palavras-chave ou uma variação delas em um H2.
  • Preencha as meta tags : meta descrição e meta título. Inclua o nome da marca e palavras-chave neles. Eles são importantes para obter mais cliques na página de resultados do Google.
  • Publique regularmente posts com histórias e informações que valham a pena. Se eles ajudam, entretêm, ensinam ou divertem o usuário. Mas sempre com um propósito claro.
  • Tenha URLs amigáveis . Evite endereços da web com números ou símbolos. Corte as palavras extras. Eles devem ser legíveis, para que, quando os usuários os virem, saibam sobre o que é a página.
  • Otimizar imagens é fundamental. Certifique-se de que o nome do arquivo de imagem inclua as palavras-chave. E, como já mencionamos, que suas palavras-chave estão no texto ALT.
  • Analise seu site procurando por conteúdo duplicado. Não estamos falando apenas de copiar de outros sites, mas do que pode estar dentro do mesmo site. Existem ferramentas que podem te ajudar a encontrar esse tipo de conteúdo. Para posicionar meu site no Google você deve rastreá-lo e corrigi-lo. Geralmente acontece em meta descrições, certifique-se de que sejam únicas; Você também pode encontrar várias versões da mesma página, ou quando há dois posts sobre o mesmo tema e eles possuem partes semelhantes entre si.

Otimize seus links:

  • Otimize toda a estrutura de links do seu site . Tanto interno quanto externo. Uma boa estrutura de links internos ajudará os robôs do Google a rastrear melhor seu site.
  • Não coloque muitos links em cada página. Links internos e externos são bons, mas se você colocar muitos pode incomodar o leitor e parecer pouco natural.
  • Crie links internos para outras postagens relevantes em seu site. Para conteúdo relacionado, isso faz sentido. E também ajudar o usuário. Dessa forma, eles passarão mais tempo dentro do seu site. E essa é uma métrica que pode te ajudar a posicionar seu site no Google.
  • Link para sites externos de qualidade e relevância. É um sinal que ajuda o Google a determinar sobre o que é o seu site.
  • Evite links quebrados e páginas de erro 404.

Sobre o design do seu site:

Ter uma estrutura sólida de links internos e oferecer uma boa navegação para os usuários ajudará o SEO e, portanto, a posicionar meu site.

Certifique-se de que sua arquitetura de informações seja lógica. Você pode aplicar a estrutura Silos para SEO .

Aplique um design responsivo . Hoje o uso de dispositivos móveis ultrapassou os computadores. Portanto, para se posicionar é essencial que seu site tenha uma boa aparência, não importa de onde eles o visitam. Além disso, o Google começou a penalizar sites que não eram compatíveis com dispositivos móveis desde 2015.

Outra opção que também ajuda os usuários com conexões móveis lentas é aplicar AMP ou Accelerated Mobile Pages.

Inclua seus dados de identificação local (NAP), como nome, endereço e número de telefone. Eles são básicos para SEO local .

Não se esqueça de colocar os botões para compartilhar nas redes sociais . Torne-os visíveis e fáceis de usar. Assim, se a pessoa que entrar no seu site gostar do seu conteúdo, ela poderá compartilhá-lo com seus amigos. Os sinais sociais não desempenham um papel direto na classificação do seu site. Mas os compartilhamentos sociais fazem com que mais pessoas vejam seu conteúdo e, portanto, mais links.

Outros aspectos da otimização na página

Um estudo da MuchWeb descobriu que 75% dos usuários não retornariam a um site que demorasse mais de 4 segundos para carregar.

É importante que você melhore a velocidade de carregamento do seu site. Este é um importante sinal de classificação do Google para se posicionar. Existem várias formas de otimizar a velocidade do seu site, você pode começar usando um CDN, compactar imagens, evitar redirecionamentos, permitir compactação com Gzip e contratar um bom serviço de hospedagem. Minimize o uso de CSS, HTML e JavaScript.

Considere os Core Web Vitals ou Main Web Metrics, que levam em conta a experiência do usuário na página. Otimizar seu site com isso em mente é um aspecto fundamental para o SEO na atualidade.

Você também deve criar um mapa do site e enviar o arquivo para o Search Console. Através do mapa do site você indica ao buscador o conteúdo que deseja rastrear e assim ajuda a posicionar a página web no Google. Além disso, no arquivo robots.txt você pode bloquear os elementos que não deseja que apareçam nos resultados da pesquisa ou que possam prejudicar seu posicionamento.

Outro aspecto fundamental do SEO on-page é a segurança. Para o Google isso se tornou um dos principais fatores, por isso você deve contratar um certificado SSL. Dessa forma, você protege seu site e seus usuários e o mecanismo de pesquisa o favorecerá.